terça-feira, 15 de maio de 2012

PRÉ-FAM NA UFFS!



O CINECLUBE ESCAFANDRO, da UFFS, e a CINELO (Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região) se juntaram para promover o PRÉ-FAM em Chapecó.
O Pré-FAM se constitui como circuito de exibição alternativo que antecede o FAM (Florianópolis Audiovisual MERCOSUL).
Em Chapecó, 3 sessões acontecem na UFFS, campus Chapecó, Unidade Centro.
Segue a lista de filmes que serão exibidos gratuitamente na UFFS. Todos começam às 16h30min.

TERÇA - 15/05/2012
Confesiones
Gualberto Ferrari | Recife | 89:38 | 2011 | Documentário
Horário: 16h30min
Local: Auditório da UFFS, Unidade Centro.
Em 1975, Gustavo Scagliusi engajou-se no Batalhão 601, uma unidade do Serviço de Informações do exército argentino que se tornou tristemente famosa como responsável pelo assassinato dos Montoneros que, entre 1979 e 1981, tentaram uma ofensiva contra a ditadura militar. Trabalhando no batalhão até 1983, Scagliusi foi acusado de alguns sequestros e desaparecimentos. O ex-agente compartilha aqui os conflitos de quem viu a repressão por dentro ao mesmo tempo em que manteve amizades com jornalistas e com o diretor deste filme.



QUARTA - 16/05/2012
Carne, Osso
Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros | São Paulo | 65:40 | 2011 | Documentário
Horário: 16h30min
Local: Unidade Centro da UFFS, Sala 1-2-2.
Na esteira do aumento do consumo de carne e frango no País e da exportação alcançada pelos frigoríficos brasileiros, as jornadas de seus trabalhadores vêm se tornando cada vez mais estafantes, penosas e perigosas. A exigência de um rendimento crescente nas linhas de produção obriga os funcionários a uma rotina progressivamente mais rápida, implicando a realização de diversos movimentos repetitivos por minuto, o que vêm levando a inúmeros problemas de saúde. Tendinites, dores, artroses, atrofias de nervos, problemas de juntas e de coluna integram o quadro de doenças profissionais do setor, muitas vezes responsáveis pela incapacitação de diversos empregados – alguns deles, não só para funções no mercado dos frigoríficos, mas para todo e qualquer trabalho, em faixas etárias relativamente jovens.


QUINTA - 17/05/2012
Perdão Mister Fiel
Jorge Oliveira, Pedro Zoca | Brasília | 095:00 | 2009 | Documentário
Horário: 16h30min
Local: Unidade Centro da UFFS, Sala 1-2-9.
A morte sob tortura do operário comunista Manoel Fiel Filho por agentes da repressão, em 1976, nos porões do DOI-CODI de São Paulo, é a base deste documentário, que discute a intervenção dos Estados Unidos nos países da América do Sul nas décadas de 1970/1980 e a caça impiedosa aos comunistas, através da "Operação Condor", idealizada pela CIA e adotada pelo regime do general chileno Augusto Pinochet. Uma gravação inédita do ex-Presidente Ernesto Geisel revela a repercussão da morte de Manoel Fiel Filho nos bastidores do governo militar, que culminou com a demissão do general Ednardo D'Avila, Comandante do II Exército na época. Pela primeira vez um documentário conta como morreram alguns jovens que se rebelaram contra a ditadura militar no Brasil. O depoimento, inédito, é de um ex-agente do DOI-CODI.



_________________________________________________________________________________

RELEASE: O QUE É O PRÉ-FAM?
Pré-FAM inclui longas premiados na turnê pelo Estado
Aquecimento do FAM começa na terça, com projeção em 12 municípios catarinenses de curtas premiados no festival de cinema
Com 88 exibições confirmadas em 15 pontos de exibição em 12 cidades, o Pré-FAM - mostra itinerante que antecede o FAM 2012 – 16º Florianópolis Audiovisual Mercosul, acontecerá entre os dias 15 e 22 de maio. A mostra Pré-FAM tem o objetivo de constituir um circuito de exibição no Estado e também descentralizar e democratizar o acesso da população a bens culturais, oferecendo uma programação de cinema de graça para o público. Ao mesmo tempo, o Pré-FAM é uma forma de divulgar a realização do evento que reunirá profissionais da área de cinema e audiovisual do Brasil e do Mercosul em Florianópolis, de 15 a 22 de junho próximo.
Nesta edição a organização do Pré-FAM ampliou de duas para no mínimo seis o número de sessões por cidade e incluiu a exibição de longas, permitindo que as cidades escolhidas recebam todos os filmes premiados da última edição do evento.
A mostra estará nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul. As sessões têm entre 70 a 100 minutos, com até cinco filmes cada.
Serão exibidos 18 filmes sendo 15 curtas e três longas, ao longo dos oito dias de itinerância da mostra. Entre as produções serão exibidos O plantador de quiabos, do Coletivo Santa Madeira, melhor filme pelo júri oficial e popular da Mostra de Curtas Mercosul, Mais ou menos, de Alexander Siqueira, Melhor filme pelo júri oficial e popular da Mostra Catarinense, Procura-se, Melhor filme pelo júri oficial e popular da Mostra Infantojuvenil, Confesiones, de Gualberto Ferrari, Melhor filme pelo júri oficial da Mostra DOC-FAM e Carne, osso, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, Melhor filme pelo júri popular da Mostra DOC-FAM.
O Pré-FAM se constitui como Circuito de exibição alternativo, e assim como o FAM, é uma realização da Associação Cultural Panvision, entidade sem fins lucrativos voltada a articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo. O FAM chega este ano à 16ª edição e acontece entre os dias 15 e 22 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.
Serviço:
O quê: Pré-FAM 2012
Quando: 15 a 22 de maio
Onde: Araranguá, Blumenau, Chapecó (UFFS, de 15 a 17/05), Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul.
Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário