segunda-feira, 28 de maio de 2012

Palavra (en) Cantada

           No dia 18/05 aconteceu na UFFS – Campus Chapecó a reapresentação do filme Palavra (en) Cantada de Helena Solberg, acompanhada de uma apresentação musical bem como, de declamação de poesia. Esse evento foi produzido pelo Cineclube Escafandro em parceria com a ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).
            Iniciamos a programação, com a declamação de poesia do Grupo Poesia Vertigem, em seguida, tivemos a apresentação musical do professor de Educação Física e compositor nas “horas vagas”, Seno.
            Após as apresentações artísticas, houve a exibição do filme e após esta, houve um debate com os professores Murilo Cavagnoli (Unochapecó/ABRAPSO), Andréa Silveira (Unochapecó/ABRAPSO) e Eric Duarte Ferreira (UFFS/ Cineclube Escafandro).
            O primeiro impulso em uma música deve ser a letra, o poema, mais precisamente, o que essa transmite. Esse poema a ser transmitido, requer tudo aquilo que o poeta detém de mais forte, mais sentimental, deixando transparente aquilo que ele sente.
            A oposição existente entre a Palavra Dita x Palavra Cantada nos leva à reflexão, pois, a palavra pode transmitir muito mais que simples signos e significados. A palavra tem uma entonação objetiva, sendo que a música é uma forma de comunicação, tocando os sentimentos das pessoas que as ouvem.
As letras de músicas também são poesias, apesar de que algumas letras não deixam totalmente explícito sua poesia, precisando de um fundo musical; o filme também abordou, músicas de RAP, que são a força de depoimento de classes excluídas
            Assim, a música é uma linguagem, uma onda sonora que tem variação de timbre e ritmo e que faz compreender aquilo que parece mais obscuro.
            A música nos dá uma base, um território, através de nossa vida, podemos significá-la, dar sentido à ela em um processo de criação que vai além daquilo que está dado. A palavra transmitida pelas músicas, nos condiz com aquilo que pensamos e agimos.
            Enfim, a Palavra, a música tem a função de explicar o inexplicável.


Ana Paula Wizniewski
Licenciatura em Ciências Sociais\5ª

Alessandra Rodrigues
Licenciatura em Ciências Sociais\2ª


0 comentários:

Postar um comentário