segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pré Fam!

Nos dias 15 a 17 de maio aconteceram na UFFS – Campus Chapecó, o Pré-Fam, que constitui-se em um circuito de exibição alternativo, que antecede o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul). Essa mostra foi produzida pelo Cineclube Escafandro em parceira com a Cinelo (Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região).
            No primeiro dia (15), ocorreu a exibição do documentário Confissões de Gualberto Ferrari. Esse documentário tratou sobre a ditadura militar da Argentina, ocorrida entre os anos – 1976-1983.
            O documentário, aborda depoimentos de um ex-agente secreto do batalhão 601 do exército argentino durante a ditadura, sendo que esses baseiam-se no arrependimento da  participação na ditadura. Ao mesmo tempo, aborda depoimentos de um jornalista, escritor e militante estudantil que revela sua amizade com o ex-agente.
            No segundo dia (16), foi exibido o documentário Carne e Osso. Esse documentário traz à tona o duro cotidiano de trabalho que muitas pessoas têm de enfrentar dentro dos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos. Essas pessoas além de possuírem uma carga horária de trabalho excessiva, ficam expostas à objetos perigosos, como facas, serras altamente cortantes, entre outros, também, ficam sujeitos à desenvolverem movimentos repetitivos em poucos minutos, que causam graves lesões nos músculos, que por sua vez, acarretam doenças, sendo que o índice de doenças neurológicas aumentou consideravelmente nos últimos anos em todo o país.
            Após a exibição, houve um debate com alguns representantes da Associação de Carnes de Chapecó – Sintracarnes. Nesse debate, discutiu-se a triste realidade de pessoas que “entregam” a vida para um trabalho exaustivo em troca de salários miseráveis, sendo que esse trabalho, muitas vezes “marca” para sempre a vida destas, com acidentes, como por exemplo, perda de braços, dedos e até o movimento dos músculos das mãos.
            No terceiro dia (17), foi exibido o documentário Perdão Mr. Fiel, lançado em 2009, pelo cineasta e jornalista alagoano Jorge Oliveira. Esse documentário trata de depoimentos à cerca da ditadura militar do Brasil, com todos os aspectos de sofrimento e tortura que as pessoas tiveram que enfrentar. Aborda também, a história dramática do operário, Manoel Fiel Filho, perseguido e morto sob tortura pela Ditadura, em 1976, em São Paulo.
                                  


Ana Paula Wizniewski
Licenciatura em Ciências Sociais\5ª

Alessandra Rodrigues
Licenciatura em Ciências Sociais\2ª

0 comentários:

Postar um comentário