quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

      
   O Cineclube Universitário encerrou o ano de 2011 com a exibição da I Mostra de Curtas-Metragens. Foram eles: “Resquícios da escravidão (2008)”, “Você viu algum negro por aí? (2007)”, “A gente faz TV pensando por você”, “A vitória de Darley (2006)”, “Azulzinho (2007)”, “4/3 (2006)”, “Não é só uma passagem (2005)”, “Seja bem-vindo, mas não toque em nada (2007)”.
         Estes documentários efetuaram a abordagem de conteúdos extremamente variados, ou seja, fatos que acontecem em nossa sociedade praticamente o tempo todo. Um exemplo disso é a influência da mídia na vida das pessoas, retratada no documentário “A gente faz TV pensando por você”. A cada dia mais nossas atitudes são conduzidas pela televisão que fica aproximadamente 24 horas ligada, hipnotizando famílias e fazendo com que vivam conforme aquilo que é passado pela televisão. Outro fato abordado nos documentários é a questão dos “negros invisíveis”, ou seja, olhamos para os negros com um olhar invisível como se eles não existissem ou ainda como se eles não fizessem parte de nossa sociedade, fato esse que desconstrói toda a diversidade cultural existente.
         Essa exibição concretizou outra meta já proposta quando se pensou na realização da I Oficina de Criação de Documentários. O propósito, portanto, foi de disponibilizar outras experiências de curtas e que também apresentassem um caráter de documentário a fim de fazer com que a comunidade acadêmica pudesse analisar a questão da estética, da montagem com o auxílio do debatedor Yusanã Mignoni (técnico audiovisual da UFFS). Isso para estimular os estudantes a produzirem pequenos vídeos com câmeras digitais, máquinas “caseiras”, visto que hoje se tem muito mais disponibilidade e tecnologia disponível para a realização de um “filmezinho” de curta duração com uma qualidade indiscutível.
         Assim, o primeiro documentário produzido através da Oficina de Produção, foi um documentário de aprendizado e mais ainda de motivação para se produzirem mais. Sendo que para essa produção os “protagonistas” devem estar cientes de pequenos detalhes e possíveis erros que possam acontecer. A Universidade Federal da Fronteira Sul deve ser o espaço de criação desses documentários, pois, não temos especificamente uma cultura cinematográfica em nossa região.
         Após a exibição foram discutidos tanto os acertos quanto os erros da montagem de tais “documentários”, uma vez que, é fundamental apresentar de forma clara e objetiva a fala dos personagens, de todos os que participam do mesmo. Sendo que pequenos detalhes fazem toda a diferença em “documentários amadores”.
         O Cineclube encerra suas atividades em 2011, porém, continua suas exibições durante o ano de 2012 com a intenção de produzir mais documentários e exibir mais curtas-metragens a fim de estimular os acadêmicos a realizarem suas produções.

Ana Paula Wizniewski
Acadêmica de Licenciatura em Ciências Sociais



Francisco Xavier Buehrmann
Acadêmico de Licenciatura em Filosofia



0 comentários:

Postar um comentário