quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRÓXIMA EXIBIÇÃO: 21/10, QUINTA-FEIRA!


"PRA FRENTE BRASIL", de Roberto Farias, será o próximo filme a ser exibido pelo Cineclube, no dia 21/10, quinta-feira, às 16h, na sala de aula 5.

O filme aborda bem o período da ditadura no Brasil. Com essa exibição, queremos iniciar uma discussão sobre questões relativas ao processo histórico e político de redemocratização do nosso país.

Confirmada a presença do professor Vicente Neves da Silva Ribeiro, do curso de História.

Todos estão convidados!
Sinopse: em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família, até que um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".

Vale a pena conferir esta apresentação da música "Acorda, amor", do Chico Buarque, com cenas do filme Pra Frente Brasil:


Outras informações sobre o filme:
"Junho de 1970. O País comemora a conquista definitiva da Taça Jules Rimet. Em meio à algazarra, policiais prendem um cidadão de classe média, confundido com ativista político. Submetem-no a torturas, querendo segredos dos quais não tem idéia. A família se angustia, preocupada com o “desaparecimento”. Eis o enredo de Pra Frente, Brasil, com Reginaldo Farias, Natália do Vale e Antônio Fagundes. Lançado em 1983, durante a ditadura, é censurado sob alegação de “excessos de liberdade”. O episódio contribui para a renúncia de Celso Amorim (hoje ministro das Relações Exteriores), diretor da Embrafilme, financiadora da produção - que ainda assim ganha visibilidade no exterior. Em 1º de março de 1983, é premiado no Festival de Berlim. Receberia mais dois prêmios, Melhor Filme e Melhor Edição, no Festival de Gramado, Rio Grande do Sul". (Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/voce-sabia/ficcao-nua-e-crua-provoca-censura-e-ganha-premios/)

0 comentários:

Postar um comentário