quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hair

  Em parceria com o DCE da UFFS – campus Chapecó, o Cineclube Universitário exibiu o filme “Hair” do diretor Milos Forman.
     O filme conta a história de Claude, um jovem que saiu de casa com o objetivo de servir o exército para a guerra do Vietnã. Chegando em Nova York foi “adotado” por um grupo de hippies. O grupo leva uma vida boêmia na cidade e posiciona-se contra o alistamento militar do Vietnã, por esse motivo, tenta convencer o novo amigo de não servir o exército, ficar convivendo com eles e com Sheila, a moça de família de classe média por quem se apaixona, tenta convencê-lo do caos que a sociedade vive e de que não “adianta” servir à exército nenhum, pois não mudará nada na vida social dos indivíduos.
     Assim, Claude tem uma difícil decisão em mãos, servir no Vietnã ou ficar com seus novos amigos em Nova York. Dessa maneira, decide apesar da paixão que sentia por Sheila e do grupo em si, servir o exército, segue seus próprios valores.
     O filme baseia-se na vida pacífica do grupo hippie e de seus musicais, que abordam temas da sociedade como, a exclusão social, o uso de drogas, o preconceito, a discriminação que muitas pessoas sofrem, dentre essas, eles mesmos constituem um exemplo. Assim, utilizam a música para desvendar seus sentimentos, colocar em prática ações sociais que pretendem “salvar o mundo” das garras de pessoas preconceituosas que não aceitam a diferença. Essa diferenciação desse grupo perante a sociedade, possui um caráter desigual atribuído pela própria sociedade, pois, além de diferente o grupo é rotulado como “anormal”. Isso faz o mesmo agir de maneira considerada fora dos parâmetros sociais, colocando o uso de drogas como ponto de partida para um comportamento social nada convencional para uma sociedade provida de valores morais.
Ana Paula Wizniewski
Acadêmica de Licenciatura em Ciências Sociais

Francisco Xavier Buehrmann
Acadêmico de Licenciatura em Filosofia
 

0 comentários:

Postar um comentário