1º OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
Numa constante inovação, o Cineclube Universitário realizou no período do dia 20 à 23 de Setembro a primeira oficina de produção de documentários. Com uma boa participação pode-se realizar dois documentários com uma qualidade surpreendente, apesar de o grupo ser amador.
Com a intenção de mostrar o verdadeiro valor do cinema bem como a própria história que faz parte de uma história mais ampla que engloba não apenas a história das práticas de projeção de imagens, mas também a dos entretenimentos populares, dos instrumentos óticos e das pesquisas com imagens fotográficas. Buscou-se realizar os primeiros documentários com a iniciativa do projeto Cineclube Universitário em parceria com a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul.
O professor Leonardo ministrando a parte teórica da oficina |
No primeiro dia da oficina ocorreu a realização do estudo acerca de como devemos proceder durante a produção dos documentários. Buscou-se mostra a importância de se valorizar cada imagem captada, a fim de fazer ocorrer no documentário certa coerência das imagens, para que no contexto da exibição das imagens se possa, ter uma compreensão clara e precisa destas. Essa parte mais teórica teve a ajuda e orientação do professor Leonardo Santos, que possibilitou a todos um amplo resgate histórico da produção de documentários, seguida de orientações importantíssimas para a captação das melhores imagens, mesmo que na grande maioria das vezes as câmeras
sejam “caseiras”.
Gravação do documentário em frente ao Museu de Arte e História de Chapecó |
Já no segundo dia ocorreu a continuação da oficina com a divisão do grupo em duas equipes, para a produção de dois documentários. Feita a divisão dos grupos começou-se a divisão interna das tarefas para cada membro da equipe. Cada elemento ficou responsável por uma tarefa, desde a montagem do roteiro até as pessoas que filmariam as cenas. Decidiu-se pela produção de dois documentários: o primeiro com foco maior para a greve dos Correios e o outro com o intuito de buscar mostrar o verdadeiro valor do Museu de Arte e História de Chapecó. Foram realizados dois dias de filmagem e na semana seguinte uma reunião de avaliação do documentário realizado com o foco no resgate e valorização do Museu de Arte e História de Chapecó.
Gravação do documentário como o pessoal que estava em greve nos Correios |
Muito obrigado(a) a todos que prestigiam o nosso trabalho. Até um próxima!
Ana Paula Wizniewski
Acadêmica de Licenciatura em Ciências Sociais
Francisco Xavier Buehrmann
Acadêmico de Licenciatura em Filosofia
0 comentários:
Postar um comentário