História do Cinema Mundial:
A Montagem Soviética
A Montagem Soviética foi um dos períodos mais importantes da história do cinema mundial, servindo como base influenciadora dos movimentos cinematográficos que vieram a surgir após a esse período. Criatividade, ousadia, inovação, combinações exatas foram algumas das características dos jovens representantes e montadores desse espectáculo denominado de cinema, que surge na década de 20 e se estende até a atualidade com constantes inovações. Em plena guerra civil Russa, nos meados de Abril do ano de 1918 até 1922, notou-se uma constante busca para fazer triunfar em meio a tantas guerras uma geração de cineastas que viessem a retratar a mais pura realidade das pessoas, com o uso da mais alta tecnologia existente naquela época.
Aprimoramento, lapidações, incrementos foram às principais ações movidas no cinema soviético, que no início sofreu influências do Futurismo e em seguida do Construtivismo. Primeiramente com o Futurismo tivemos um movimento artístico e literário que surge no ano de 1909 e passa por uma constante difusão, que implica numa nova forma de comunicação, a propaganda. E mais posteriormente é o movimento que dá continuidade a inúmeras manifestações modernistas, que voltam sua preocupação para o design de suas obras. Contudo o futurismo não durou muito tempo, vindo a enfraquecer logo após a primeira Guerra Mundial, sofrendo assim na pintura influências da arte cubista e do abstracionismo que procuram agregar ao movimento uma nova dinâmica de trabalho e de cor. Já na literatura o movimento é reforçado com uma linguagem mais espontânea e as frases expressando através de seus fragmentos uma ideia d velocidade. Na sequência tivemos a intervenção do construtivismo, que através das artes plásticas, do cinema e do teatro procura atender às principais necessidades do povo, mostrando-se favorável, em apoio a Revolução Russa de 1917.
Assim aos poucos se constitui o cinema russo que passara a servir de base para as gerações futuras do cinema. Serguei Eisenstein (1898-1948) foi um dos principais representantes desse movimento que através de filmes procurava induzir o senso crítico e uma abertura maior a discussões sobre temas polêmicos, de destaque na sociedade. Um exemplo disto é o filme “A Greve” que retrata tal e qual como era a relação entre a classe trabalhadora e os patrões. Através do jogo de imagens se possibilitou a formação das cenas, procurando mostrar os fatos com a maior proximidade possível da realidade entre personagens e espectadores. Trilha sonora, imagens tudo aos poucos veio se transformando nos alicerces do cinema que passa a ser mundialmente reconhecido, tanto que influenciou até o próprio cinema nacional que hoje possui resquícios da montagem soviética.
Francisco Xavier Buehrmann
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